segunda-feira, 28 de maio de 2012

Leitura do quadro “A dama de Shalott”

John William Waterhouse foi um pintor natural do Reino Unido, conhecido por seus quadros envolvendo a literatura e o romentismo. Seu quadro mais famoso foi A Dama de Shalott, inspirado no poema do escritor inglês Alfred Tennyson (1809 - 1892).

John William Waterhouse pintou três episódios do poema. Em 1888, pintou a Senhora de partir para Camelot em seu barco, este trabalho está agora na Tate Gallery.  

Em 1894, Waterhouse pintou a senhora no momento culminante, quando ela se vira para olhar para Lancelot na janela, este trabalho está agora na Galeria de Arte da Cidade de Leeds. Em 1915, Waterhouse pintou "Eu sou Half-Sick of Shadows", disse a senhora de Shalott, como ela se senta melancolicamente antes de seu tear, este trabalho está agora na Art Gallery of Ontario. 


Kaio Maia
Pedro Luís de Farias


movimento romantico

O movimento romantico iniciou-se no final século XVIII e perdurou durante grande parte do século XIX, esse movimento caracterizou-se principalmente por ser oposto as ideias do iluminismo e o racionalismo, e de incentivar o nacionalismo e consolidar os paises da europa.

No inicio, o romantismo era apenas uma ideia, mas depois se tornou um movimento que se centra mais no individuo, mais no "eu".Começa a se desvalorizar a rasão e a valorizar mais o sentimentalismo, os instintos e a fé.O romantismo é a arte do sonho e fantazia, valoriza a criatividade e a imaginação,se opõe a arte equilibrada e busca a inspiraçao nos momentos fugases

Marcelo Ribeiro e Fernando Victor

A relação entre a vida pessoal do poeta Lorde Byron e sua poesia.

Lorde Byron nasceu na Inglaterra e é ainda hoje considerado um dos maiores poetas de toda a Europa, caracterizando-se por ser um dos mais influentes no Romantismo. Ele escreveu obras bastante conhecidas e pretigiadas como "Don Juan", o qual não pôde ser finalizado devido à sua morte aos 36 anos de idade.

Caracterizada pelo pessimismo romântico, as obras de Byron destacavam-se pela tendência de se voltar contra a sociedade, em que diante de seu cinismo, provocava impacto crítico na postura moral, religiosa, etc, quanto ao mundo.

Em vários poemas do Lorde Byron, nós podemos encontrar traços como o herói byroniano.Paradigma é um conjunto de unidades em que se destacam por aparecem no mesmo contexto e por apresentarem semelhanças entre si, portanto, o paradigma do herói byroniano são as semelhanças entre Lord Byron e os heróis de suas obras.
 
Algumas características do herói byroniano é o mistério, o carisma, a sofisticação, o poder de sedução e domínio social, além do alto nível de inteligência e percepção.



Kaio Maia
Pedro Luís de Farias

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Movimento Romântico

Romantismo, foi um movimento artístico, político e filosófico que surgiu nas últimas décadas do século XVIII na Europa que durou em grande parte do século XIX. Caracterizou-se com uma visão de mundo contrário ao racionalismo e ao iluminismo, além de buscar o nacionalismo a consolidar os estados nacionais na Europa. Inicialmente apenas uma atitude, um estado, o Romantismo toma mais tarde a forma de um movimento, e o espírito romântico passa adesignar toda uma visão de mundo centrada no indivíduo.

Os autores românticos voltaram-se cada vez mais para si mesmos, retratando o drama humano, amores trágicos, ideais utópicos e desejos de escapismo. Se o século XVIII foi marcado pela objetividade, pelo iluminismo e pela razão, o início do século XIX seria marcado pelo lirismo, pela subjetividade, pela emoção e pelo "eu".

O Romantismo é a arte do sonho e fantasia. Valoriza as forças criativas do indivíduo e da imaginação popular. Propõe-se à arte equilibrada dos clássicos e baseia-se na inspiração fugaz dos momentos fortes da vida subjetiva: na fé, na paixão, na intuição, na saudade, no sentimento da natureza e na força das lendas nacionais.


Kaio Maia
Pedro Luís de Farias

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Linha do Tempo do Romantismo

Construção de uma linha do tempo ( Romantismo em Portugal Sec. XIX /1825- 1865; Transição no Brasil Sec. XiX – 1808-1836; Romantismo no Brasil Séc. XIX - 1836-1881)










Kaio Maia
Pedro Luís de Farias


Primeiras manifestações artísticas ("Os Sofrimentos do Jovem Werther"- de Goethe)

O livro "Os Sofrimentos do Jovem Werther", de Johann von Goethe foi muito importante para a literatura porque marcou o início do Romantismo em todo o mundo.
Esse livro, que foi escrito em primeira pessoa, fala do sofrimento de um jovem chamado Werther que é apaixonado por Charlotte, o qual escreve cartas para ele mesmo falando do seu amor não correspondido.

Tal livro, foi considerado muito inpactante, causando na Europa uma onda de suicídios devido a tamanha profundidade das palavras do autor.
 


Kaio Maia
Pedro Luís de Farias